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Por que você deve ter uma presença digital?

  • Foto do escritor: Mara Ramos
    Mara Ramos
  • 20 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mai.

Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar em número de pessoas conectadas, isto é, 94,8% dos lares brasileiros há celulares usando a internet, superando os 90% de domicílios que possuem televisão. Além disso, cada indivíduo tem passado aproximadamente 4 horas com o celular nas mãos, sendo que 70% navegam principalmente nas redes sociais.


Crédito da Foto: Freepik
Crédito da Foto: Freepik

Presença Digital

Estes dados são bastante expressivos para ignorá-los. Você pode estar literalmente mais próximo do seu público, inclusive no horário nobre, investindo em um anúncio digital por um valor muito inferior ao da mídia convencional, visto que a televisão culturalmente foi mais popular durante muitos anos. Sendo assim, por que não seguir o antigo ditado "ir aonde o povo está"? Observe também que as grandes empresas não deixam de garantir sua visibilidade na internet. A presença online independe do porte do seu negócio, está disponível a todos. Perceba que os influenciadores digitais com apenas uma câmera conquistam uma quantidade estratosférica de seguidores pela relevância do conteúdo produzido voltado para um público específico.


A partir deste momento, analise: "quem melhor do que você para falar a respeito do seu produto/serviço?". Identifique exatamente o seu público-alvo, liste suas metas e defina uma estratégia de comunicação, com conteúdo que entregue informação relevante, por exemplo: evidencie qual necessidade o seu produto/serviço irá sanar, conte cases e ainda aponte sobre o seu diferencial em relação aos concorrentes. Entenda, a internet está em constante movimento, não basta apenas ter um site. Para alcançar cada vez mais pessoas, é importante criar proximidade, lance mão dos diferentes tipos de canais virtuais e abordagens, como: vídeos animados, transmissões ao vivo, infográficos, e-books, e-mail marketing, blog, etc. Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado!


O comportamento humano possui características que devem ser percebidas. As pessoas desejam obter respostas rápidas e assertivas com a comodidade de poucos cliques. Por isso, estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa no buscador coloca você em vantagem, aumenta o seu conceito perante o internauta, assim como ser direcionado para um site que prioriza a sua experiência como usuário e, principalmente encontrar uma informação realmente útil. Dessa forma, inicia-se um relacionamento empresa x cliente. E o grande desafio é manter esta confiança ao longo do tempo. Diante disso, é interessante acompanhar constantemente os resultados das suas ações e ajustar as estratégias sempre que necessário.


Hoje as pessoas consideram a presença online uma extensão da sua empresa, se você não dedica atenção para este veículo, concluem que não se importa com o seu próprio negócio e, consequentemente, não tem competência para oferecer um bom produto/serviço.


O marketing digital é uma ferramenta poderosa, que pode converter muitas vendas. Coloque a resistência de lado, planeje e inicie devagar, pois há muitos recursos gratuitos a serem aproveitados.

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