Marketing não é mágica — é estratégia aplicada
- Mara Ramos

- há 6 dias
- 2 min de leitura
O marketing tem sido cada vez mais valorizado por pessoas e empresas. Ainda assim, muitas vezes ele é tratado como mágica. Existe a expectativa de que uma ação pontual gere resultados, mas quando isso não acontece, surge a frustração.

Na realidade o marketing é estratégia aplicada! Por trás de um post visualmente bonito, existe muito mais do que estética. Há análise, planejamento, testes e processo. Uma atuação integrada de diferentes expertises que exigiram conhecimento técnico para decisões bem fundamentadas, capazes de gerar impacto e não apenas marcar presença digital.
O início de uma ação de marketing culmina em uma tomada de decisão: a definição clara dos objetivos — gerar leads, fortalecer o posicionamento da marca, entrar em novos mercados ou lançar um produto. A partir disso, é realizado um estudo aprofundado do mercado, do público e da concorrência. Além disso, é indispensável a compreensão do próprio negócio — sua cultura, proposta de valor e diferenciais competitivos, informações que devem ser compartilhadas com o marketing de forma precisa e transparente por todos os setores da empresa - atendimento, comercial, operacional e diretoria.
Com esse cenário definido, entram o planejamento do tom de voz da marca, a identidade visual, os canais de comunicação e a disposição para investir tempo e recursos. Esses elementos garantem coerência, reconhecimento e fortalecimento da marca ao longo do tempo.
Cada meta exige estratégias, canais e métricas específicas, assumindo diferentes formatos de forma integradas, como por exemplo: redes sociais, e-mail marketing, site com foco em SEO, mídia paga, eventos do setor e folders, ampliando os pontos de contato com o público.
Da mesma forma, a análise de dados varia conforme o objetivo. Quando o foco é reconhecimento ou posicionamento de marca, métricas como tráfego no site, alcance e engajamento fazem mais sentido. Já quando o objetivo é vender mais, é essencial analisar a quantidade e, principalmente, a qualidade dos leads gerados, além da taxa de conversão ao longo do funil.
Por fim, é essencial entender que marketing é um investimento de longo prazo. Frequência, consistência e coerência das ações constroem resultados reais, construídos através de estratégias sólidas, fortalecidas dia após dia, ação após ação e ajuste após ajuste, ou seja, um processo contínuo de aprendizado.




Comentários