top of page

O que faz um social media?

  • Foto do escritor: Mara Ramos
    Mara Ramos
  • 27 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mai.

Social Media é uma atividade recente, que surgiu com a evolução da internet e o aparecimento das redes sociais, dessa forma sua atuação é essencialmente no Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, entre outras.


Mesa com tablets, smartphones, gráficos e ícones de redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Snapchat e Pinterest, representando estratégia de marketing digital em equipe
Créditos da foto: Freepik

Este profissional é responsável pode exercer a função de comunicação com os usuários. É uma estratégia de abordagem de marketing que pode ser utilizada em diversos segmentos do mercado. A finalidade principal é desenvolver uma reputação online da empresa ou personalidade pública, isto é, um posicionamento.


Conheça as principais tarefas do social media

  • identificar o público alvo e segmentar a comunicação;

  • criar textos, imagens, vídeos, ou seja, produzir conteúdo em todos os formatos;

  • planejar as campanhas e definir os canais para divulgação;

  • garantir que o perfil seja atualizado frequentemente;

  • monitorar através de testes os melhores dias e horários para postagens;

  • fidelizar os clientes, estabelecendo um atendimento eficaz com feedbacks imediatos;

  • coletar e interpretar dados captados através do comportamento dos seguidores;

  • determinar o momento oportuno para investir no impulsionamento de publicações.


Para atuar como social media é necessário ser bastante versátil, estar sempre atento às tendências no ambiente virtual e independente da formação ter habilidades específicas, como: muita criatividade, facilidade em interpretar dados, ter uma excelente comunicação escrita, verbal e visual.


Além disso, investir em conhecimento nas áreas de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios patrocinados, Google Analytics. Ainda é relevante compreender a cultura organizacional, as relações humanas e possuir a capacidade de trabalhar em equipe.


O salário está entre R$ 3 mil e R$ 15 mil, varia de acordo com o cargo (Assistente, Analista e Coordenador de Social Media) e também de acordo com o porte da empresa. No início da carreira obter um ganho mensal de R$ 3 mil pode parecer bastante atraente, mas ao longo do tempo ao perceber a dificuldade em atingir um nível mais alto, pode resultar em uma desmotivação em manter-se na profissão, fazendo o indivíduo buscar outras opções de trabalho.


Além de atuar em agências de marketing ou publicidade este profissional poderá prestar serviços como freelancer, e com isso tirar uma renda extra. O mercado está constante ascensão, por este motivo, atualmente o marketing digital é considerado uma estratégia que traz resultados rápidos, pelo fato de obter uma resposta do usuário em tempo real, e um baixo custo, se comparado às mídias mais tradicionais como comerciais em televisão, por exemplo.


Lembre-se são mais de 139 milhões de brasileiros conectados à internet, que diariamente passam cerca de 9 horas e 14 minutos navegando, sendo em média 3 horas dedicadas especialmente às redes sociais, portanto, o seu cliente está online! Se ainda não começou fixar sua marca nestes canais, é importante considerar iniciar o quanto antes, considere a possibilidade de ter um social media trabalhando para o seu negócio.

Commenti


bottom of page