Gráficas online, como usar?
- Mara Ramos
- 18 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.
As gráficas online garantem maior agilidade na produção dos seus impressos, pois em até 2 (dois) dias úteis você pode ter seus cartões de visita em mãos. Além disso, o custo é bastante acessível, bem abaixo das gráficas convencionais. E, ainda, é possível acompanhar todo o processo através do site.

Estas empresas funcionam como um e-commerce, geralmente é bastante intuitivo e dispõe de diversos produtos à escolha, que variam entre tipo de papéis, formatos, acabamentos e quantidades, quesitos que influenciam diretamente no preço.
A plataforma permite que a compra do produto, o envio da arte final e pagamento em poucos minutos, que pode ser através de cartão de crédito, transferência bancária ou via PagSeguro.
Para melhor assertividade, a grande maioria disponibiliza tutoriais de fechamento de arquivos e download de "gabaritos", que servem como moldes para adequação do seu layout dentro dos padrões da gráfica. Nestes arquivos há guias de referência para orientar sobre a sangria e margem de segurança.
Apesar de parecer um procedimento simples, o critério de aprovação do arquivo é extremamente rígido, por este motivo evite surpresas! Sendo assim, é aconselhável que contrate um designer profissional para desenvolver o seu impresso.
Se você está começando a atuar como designer gráfico, saiba que estas empresas oferecem Kit de Amostras, algumas vezes divididos por temas, por exemplo: com foco em itens de festas. Estes kits podem ser gratuitos ou pagos, depende da gráfica, mas ter contato com estes materiais é bastante importante para verificar a qualidade da impressão e conhecer melhor os acabamentos disponíveis.
Uma dica valiosa é: faça um test-drive! Inicie com um pedido pequeno, de baixo custo, desse modo irá certificar-se a respeito principalmente da pontualidade da gráfica e ficará mais seguro nas compras futuras.
Comments