Dicas para criar um endereço de e-mail
- Mara Ramos
- 10 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.
A comunicação via e-mail é uma prática bastante comum na rotina das pessoas, principalmente no ambiente corporativo. Muitos documentos são trocados através deste canal – desde uma apresentação institucional para um cliente em potencial, propostas comerciais e até notas fiscais de venda.

Atualmente, e-mails possuem tanta atuação e força, que estes arquivos virtuais enviados eletronicamente, podem tornar-se comprovantes legais em processos jurídicos, afinal a data e hora estão devidamente registradas nos servidores online.
Ao criar um endereço de e-mail é necessário tomar alguns cuidados para que não gere uma má impressão ou imagem inadequada a seu respeito.
Quanto mais simples e objetivo o endereço, mais rápido ele será compreendido, sem que haja a necessidade soletrar, assim será facilmente memorizado pelas pessoas.
É aconselhável utilizar o seu nome + sobrenome @domínio, e automaticamente será associado à sua pessoa e ao seu negócio simultaneamente.
Caso esteja iniciando um pequeno empreendimento, porém no momento não tem a intenção de investir na construção de um website, ainda assim vale a pena investir na compra de um domínio, pois este é um excelente modo para adquirir um e-mail mais profissional e conquistar mais credibilidade. (Verifique a disponibilidade do domínio desejado no site: www.registro.br).
Caso prefira continuar utilizando um serviço gratuito de e-mails, você pode aliar o seu nome à sua profissão nesta construção, por exemplo: mara.ramos.designer@gmail.com (este não é um endereço válido).
Para empresas, os e-mails com nomes de departamentos facilitam na entrega à vários destinatários, para isso é necessário fazer uma configuração adicional de encaminhamentos no provedor contratado, consulte o departamento de suporte ou TI (Tecnologia da Informação).
As sequências numéricas devem ser evitadas, pois muitos scripts criam spams com e-mails falsos com esta característica. Os caracteres especiais e acentuação também não devem ser utilizados, mesmo em nomes próprios.
Além disso, personalizar uma assinatura expressa seriedade. Inclua principalmente a sua marca, dados de contato (site, telefone, whatsapp) e aproveite para divulgar as redes sociais. A assinatura é inserida automaticamente em novos e-mails, respostas ou encaminhamentos, depende da configuração, assim o destinatário tem todas as informações do seu negócio sempre ao alcance.
Atente-se também para que as proporções do logotipo e fonte estejam adequadas para garantir um visual leve e boa legibilidade, alterar cores ou utilizar negrito é útil para destacar os dados mais importantes.
Comments