top of page

A importância de uma imagem

  • Foto do escritor: Mara Ramos
    Mara Ramos
  • 30 de jun. de 2016
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de mai.

Em nosso dia a dia estamos cercados de informações visuais, seja no trabalho, em casa ou no lazer. O que muitas pessoas ignoram é que existe um profissional apto para desempenhar tal função de maneira adequada, o Designer.


Crédito da Foto: Freepik
Crédito da Foto: Freepik


A missão principal de um designer é desenvolver um bom projeto visual (online ou offline), de forma que expresse o que se deseja ser percebido quanto à qualidade e eficiência de um produto, serviço ou empresa, cativando a confiança do cliente.

Atualmente, o mundo corporativo tem concorrência acirrada independente do setor de atuação, por isso é importante ter uma identidade visual bem definida e marcante para se destacar entre os demais. Manter a visibilidade em constante crescimento, através de ações publicitárias ou institucionais frequentes contribui para posicionar melhor a empresa no mercado.


As cores tem uma grande influência na impressão do público alvo sobre um produto ou marca. O portal Viver de Blog produziu um infográfico que demonstra o poder das cores no marketing. Verifique os dados apontados na pesquisa:




Ilustração mostrando que 2 em cada 3 consumidores não compram um produto desejado se ele não estiver disponível em sua cor favorita, destacando a importância das cores na decisão de compra.


O estudo sobre as cores revela as sensações que despertam nas pessoas, por exemplo:

• Vermelho - é quente e dinâmico. Apaixona e emociona. Incentiva as ações e a confiança. Em restaurantes é usado para estimular o apetite, em outros ambientes cria o senso de urgência, é frequentemente usado em promoções.


• Amarelo - é energizante, feliz e estimulante. Estimula o otimismo e esperança. É usado para prender a atenção em vitrines, lembra cuidado ou cautela.

   

• Azul - representa calma, segurança, aumenta a criatividade e espiritualidade. É bastante utilizado em negócios corporativos, porque estimula a produtividade, também está associado com água e paz.


• Laranja - reflete entusiasmo, é convidativa, a preferida por compradores impulsivos. Representa uma marca amigável.


• Verde - é equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade. É associada a saúde, natureza e dinheiro. Frequentemente usada para relaxar os clientes nas lojas ou para promover questões ambientais.


• Lilás - associa-se a sabedoria. Representa criatividade e sucesso. Frequentemente usado em produtos de beleza.


Toda essa bagagem de conhecimento sobre as formas, cores, tipografia, diagramação e escolha das imagens faz parte implícita do processo de criação, que se inicia com uma pesquisa aprofundada sobre o histórico e valores da empresa, pontos fortes dos produtos ou serviços, análise do perfil do público e da concorrência. O passo seguinte é definir qual mensagem a peça deverá ser transmitida e qual será o meio utilizado para sua veiculação: televisão, e-mail marketing, folder, redes sociais, etc. Ideias, tendências e conteúdos (visuais ou textuais) pré-selecionados contribuírem no desenvolvimento do projeto. O perfil do designer conta como característica principal um alto grau de perfeccionismo, somente após revisar, minuciosamente, todos os detalhes envia uma amostra para aprovação do cliente.


Muitas empresas não possuem um profissional especializado para se dedicar integralmente às suas ações de marketing ou não disponibilizam de verba para investir em uma agência de publicidade. Porém, com este “boom” das redes sociais, todas tem a consciência que a sua presença online é imprescindível para estar em contato com seu público, principalmente por ser uma mídia de baixo custo.


Para driblar esse obstáculo, abuse das ferramentas disponíveis na internet, pois há todo tipo de funcionalidade online para ajudá-lo nesta jornada.


- Defina a modalidade visual. Pode ser uma foto autoral, gráfico, infográfico, dependendo até um Meme poderá ser eficiente. Caso opte por um banco de imagens, confira: Fotolia, Shutterstock, Free Images e Pixabay.  As duas primeiras opções são pagas por assinatura mensal ou foto avulsa.


- Selecione uma imagem que combina com o seu conteúdo. É preciso fazer sentido, de modo que o internauta consiga captar a ideia sem precisar ler o texto da postagem. Analise com calma e, se possível, solicite a opinião dos colegas.


- Certifique-se dos tamanhos exatos. Redimensione a imagem de acordo com a plataforma de cada rede social. Consulte: Social Image Resizer Tool e Social Media Image Maker.


- Mantenha a identidade visual. As cores, logotipo e tipografia são importantes para situar o usuário. No entanto, não fique preso somente no padrão institucional para evitar que gere uma repulsa ou fadiga para quem o acompanha.


- Crie um template. Para otimizar tempo, na produção das imagens, defina um modelo base, posicionando texto, foto, logotipo, borda (se houver).


- Personalize suas imagens. Deixa-as mais atrativas e interessantes: aplique filtros, montagens, combine cores, insira textos. Brinque com opacidades e contrates. Experimente as ferramentas: Canva, Pixlr Editor, Fotor, Photovisi, Colourlovers, Pictaculous.


- Priorize pela qualidade. Evite usar imagens em baixa resolução.


- Não seja repetitivo. Desenvolva conteúdos inéditos, diversifique! É importante ressaltar que: tudo o que for anunciado deve condizer com a realidade da empresa. E, não caia no erro em acreditar que criatividade é um dom, pois ao surgir 1 boa ideia, 99 outras ideias foram descartadas, não se deixe bloquear pelo medo de errar.


“Criatividade tem a ver com a flexibilidade para olhar o mundo. Se sou criativo aceito que as verdades mudam até a hora que eu criar uma nova.” (Conrado Schlochauer, um dos sócios do LAB SSJ)


Este texto integra a revista online Socializando, publicada em junho de 2015 pela turma de Práticas em Mídias Sociais da ETEC Parque da Juventude. A edição reúne conteúdos produzidos pelos alunos sobre diferentes redes sociais e pode ser acessada em: http://www.cpscetec.com.br/cpscetec/publicacoes/revista_socializando.pdf

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page